A+ R A-

A importância da monitoria na Graduação

evento-importancia-monitoriaMonitor, segundo o dicionário Aurélio significa: Pessoa encarregada do ensino e da orientação de esportes ou de certas disciplinas. Estudante mais adiantado de uma classe encarregado de velar pelo comportamento dos outros estudantes e, às vezes, de lhes tomar as lições.

A monitoria acadêmica é de extrema importância aos alunos no âmbito do conhecimento. O aluno deixa de ser um mero receptor de conteúdos para exercer um papel mais ativo na graduação com perspectivas acadêmicas. O ato de repassar o conhecimento, evidenciar experiências promove o seu interesse para pesquisa, gerando autonomia e visão crítica. Estimula que o estudante envolvido em um programa de monitoria compreenda a importância da ética, da constante atualização e do empreendimento na própria formação, seja como um futuro profissional do mercado ou como pesquisador.

É necessário todo incentivo do corpo docente da Instituição para que o aluno desperte o seu interesse pela monitoria, com apoio e divulgação das seleções na faculdade, na coordenação e por professores. Fazer parte dessa seleção proporciona diversos proveitos para o aluno. As atividades proporcionam uma maior interação entre professor–aluno, monitor-aluno e professor-monitor, maior carga intelectual e social com alunos de semestres anteriores, fazendo uma grande troca de conhecimento. A experiência do aluno como profissional é requisito importante para seleções como Residências, Mestrados e alguns estágios extracurriculares, tornando assim, uma formação acadêmica mais aprimorada. Porém, o aluno não deve atuar na monitoria apenas em busca de título, este programa vai muito, além disso, o aprendizado e a vivência adquirida são benefícios maiores.

Na monitoria o aluno juntamente com o professor pode planejar atividades com metodologias ativas de aprendizagem, como estudo de caso, relatos de experiência, seminários, análise de artigos científicos, preparação de aulas práticas, acompanhamento da aula com alunos, tira dúvidas, procedimento de laboratório e pesquisa bibliográfica. A monitoria tem também a capacidade de resgatar as dificuldades ocorridas em sala de aula amenizá-las ou eliminá-las.

A obrigatoriedade da elaboração de uma produção científica no final da monitoria desenvolvido pelo monitor sobre a disciplina também orienta o aluno para o imenso campo da pesquisa e da extensão e tudo isso deverá ser considerado em seu currículo acadêmico.

O privilégio de realizar essa experiência deixa uma semente que será de fundamental importância para a descoberta da vocação docente. Estudiosos da pesquisa e do desenvolvimento são sempre bem vindos em um mundo cheio de descobertas e inovações tecnológicas, onde a busca do conhecimento pela ciência não tem limites.

Josiane Lima Mendes-monitora curso de Farmácia

Theodora Thays Arruda Cavalcante-professora curso de Farmácia