Educação

Hoje uma série de questões movimentam os debates dos educadores que precisam de subsídios para refletir, discutir e agir em busca de soluções para impasses atuais da educação.

Pensando na formação continuada destes profissionais, as Faculdades INTA confirmam seu compromisso com os cursos de Pós-Graduação em Educação atualizados, competitivos, criativos e com elevado padrão de qualidade.

Confira os cursos:

  • Especialização em Ciências (Química, Física, Biológicas)

    O Curso Proporciona:

    Capacitar docentes e pesquisadores na temática interdisciplinar em Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, assegurando ao egresso uma fundamentação teórica sólida, enfatizando as inter-relações entre Física, Química e Biologia, associadas às vivências práticas.

     

    Dados Gerais:

    Curso de Pós-Graduação Lato Sensu atendendo aos requisitos da legislação educacional em vigor expressos na resolução CES/CNE nº 01, de 08 de Junho de 2007 e Instrução Normativa Nº -1, de 13 de Fevereiro de 2015.

     

     

    Carga Horária:360 h/a

     

    Duração:  20 Meses

     

    Horário: Sábado de 18h às 22h.

                    Domingo de 8h às 12h e 14h às 18h.

     

    Publico Alvo: Docentes de Química, Física e Biologia

     

    Documentação Necessária:

    Xerox autenticada do Diploma e Histórico do Ensino Superior;

    Xerox do RG e CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento;

    Currículo Vitae;

    02 fotos 3x 4.

     

    Descontos Especiais:

    Ex- alunos INTA (Graduados);

    Funcionários INTA.

     

     

    Realização: 

    Faculdades INTA (Pró-Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu)

    Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359 - Bairro: Dom Expedito Lopes (Sobral – CE) – CEP: 62050-100.

     

    Coordenação:

     

    Marcus Fabio Lima Ferreira possui Bacharelado em Matemática pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1987), Especialização em Estatística Aplicada a Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1988) e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista-UNESP (1995). Atualmente sou Professor Assistente VII do Curso de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA em Sobral e Coordenador do PAFOR no curso de Matemática de Segunda Licenciatura. Sou Professor e Coordenador do Curso de Especialização em Didática da Matemática das Faculdades INTA, também em Sobral. Áreas de atuação: História da Matemática, da Física e da Astronomia, Teoria dos Números e Filosofia da Ciência. Tenho o pseudônimo de Fabius BONNET.

    MATRIZ CURRICULAR:

    • Novas Tecnologias do Ensino de Ciências
    • Filosofia da Ciência
    • Biodiversidade Biotecnologia e Bioética
    • Ecologia e Educação Ambiental
    • Evolução Histórica da Biologia
    • Química Experimental
    • Química Orgânica
    • Evolução Histórica da Química
    • Física Experimental
    • Ótica e Ondulatória
    • Evolução Histórica da Física
    • Metodologia do Trabalho Científico
    • Monografia ou Artigo Cientifico (obrigatória a publicação)
    Fazer Inscrição

  • Especialização em Didática da Matemática

    O Curso Proporciona:

    Aos profissionais da área à melhoria qualitativa nos diversos níveis do ensino, pela educação continuada, alargando o conhecimento de Matemática por meio de novas metodologias e tendências educacionais, desenvolvendo competências e habilidades para refletir a prática docente.

     

    Dados Gerais:

    Curso de Pós-Graduação Lato Sensu atendendo aos requisitos da legislação educacional em vigor expressos na resolução CES/CNE nº 01, de 08 de Junho de 2007 e Instrução Normativa Nº -1, de 13 de Fevereiro de 2015.

     

     

    Carga Horária: 360 h/a

     

    Duração:  20 Meses

     

    Horário: Sábado de 18h às 22h.

                    Domingo de 8h às 12h e 14h às 18h.

                   

    Publico Alvo: Professores de Matemática

     

    Documentação Necessária:

    Xerox autenticada do Diploma e Histórico do Ensino Superior;

    Xerox do RG e CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento;

    Currículo Vitae;

    02 fotos 3x 4.

     

    Descontos Especiais:

    Ex- alunos INTA (Graduados);

    Funcionários INTA.

     

     

     

    Realização: 

    Faculdades INTA (Pró-Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu)

    Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359 - Bairro: Dom Expedito Lopes (Sobral – CE) – CEP: 62050-100.

     

    Coordenação:

    Marcus Fabio Lima Ferreira possui Bacharelado em Matemática pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1987), Especialização em Estatística Aplicada a Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1988) e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista-UNESP (1995). Atualmente sou Professor Assistente VII do Curso de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA em Sobral e Coordenador do PAFOR no curso de Matemática de Segunda Licenciatura. Sou Professor e Coordenador do Curso de Especialização em Didática da Matemática das Faculdades INTA, também em Sobral. Áreas de atuação: História da Matemática, da Física e da Astronomia, Teoria dos Números e Filosofia da Ciência. Tenho o pseudônimo de Fabius BONNET.

     

     

    MATRIZ CURRICULAR:

    • Didática da Matemática
    • Jogos e Diversões Matemáticas
    • Metodologia do Trabalho Científico
    • História da Geometria
    • Geometria Euclidiana
    • Geometria Dinâmica
    • Geometria Analítica
    • Trigonometria no Triângulo
    • História da Álgebra
    • Números Complexos
    • Álgebra Clássica
    • Trigonometria no Círculo
    • Monografia ou Artigo Cientifico (obrigatória a publicação)
    Fazer Inscrição
  • Especialização em Educação Especial

    O Curso Proporciona:

    Capacitar professores de Educação Infantil, Fundamental, Médio e Superior, a partir de análise da ação pedagógica sob a perspectiva inclusiva, assegurando um ensino de qualidade com princípios válidos para atuarem em Escolas Especiais, Classes Especiais, Salas de Recursos e Ensino Regulares.

     

    Dados Gerais:

    Curso de Pós-Graduação Lato Sensu atendendo aos requisitos da legislação educacional em vigor expressos na resolução CES/CNE nº 01, de 08 de Junho de 2007 e Instrução Normativa Nº -1, de 13 de Fevereiro de 2015.

     

     

    Carga Horária: 420 h/a

     

    Duração:  20 Meses

     

    Horário: Sábado de 18h às 22h.

                    Domingo de 8h às 12h e 14h às 18h.

                   

    Publico Alvo: Profissionais de Nível Superior

     

    Documentação Necessária:

    Xerox autenticada do Diploma e Histórico do Ensino Superior;

    Xerox do RG e CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento;

    Currículo Vitae;

    02 fotos 3 x 4.

     

    Descontos Especiais:

    Ex- alunos INTA (Graduados);

    Funcionários do INTA.

     

     

     

    Realização

    Faculdades INTA (Pró-Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu)

    Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359 - Bairro: Dom Expedito Lopes (Sobral – CE) – CEP: 62050-100.

     

    Coordenação:

     

    Marisa Pascarelli Agrello possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Piratininga (1975) São Paulo e Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2001). Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Trás - os - Montes - Alto - Douro (2012 a 2015) Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Atualmente é terapeuta de crianças, jovens e adultos como diretora - presidente da Escola de Psicopedagogia do Ceará; Pró- Diretora de Desenvolvimento Institucional das Faculdades INTA-Sobral; Diretora da Clínica de Psicopedagogia das Faculdades INTA-Sobral; Professora Convidada da Universidade Estadual do Ceará para Pós - Graduação em Psicopedagogia; Professora Convidada da Universidade Federal do Ceará para Pós - Graduação em Psicopedagogia. Associada Titular Reconhecida pela ABPp-Associação Brasileira de Psicopedagogia conforme documentação registrada sob nº212,no livro 01,folha 14 em 08 de março de 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Psicopedagogia e Psicomotricidade atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, ressignificar, sensação, sujeito-aprendente e sujeito-ensinante.

    MATRIZ CURRICULAR:

    • Fundamentos da Educação Especial
    • Desenvolvimento Humano e Aprendizagem da Criança com Necessidades Especiais
    • Deficiência Intelectual e Conduta
    • Psicologia Aplicada a Educação Especial
    • Deficiência Visual – Braille
    • Deficiência Auditiva – Libras
    • Família no Processo de Inclusão
    • Oficinas Pedagógicas, e o Mundo do Trabalho
    • Metodologia do Trabalho Científico
    • Fundamentos da Neurologia e Aprendizagem
    • Língua e Comunicação Aplicada a Educação Especial
    • Avaliação numa Abordagem Sistemática Propiciando a Inclusão
    • Educação Inclusiva: Corpo Movimento e Sexualidade
    • Arte e Educação, Brinquedoteca
    • Estágio Supervisionado
    • Monografia ou Artigo Cientifico (obrigatória a publicação)
    Fazer Inscrição
  • Especialização em Educação Infantil

    O Curso Proporciona:

    Especializar profissionais da educação a reflexão sobre o nível de articulação de quatro instâncias determinantes na construção de um projeto educativo para a Educação Infantil: desenvolvimento infantil, práticas sociais, políticas públicas e a sistematização dos conhecimentos pertinentes à primeira etapa na educação.

     

    Dados Gerais:

    Curso de Pós-Graduação Lato Sensu atendendo aos requisitos da legislação educacional em vigor expressos na resolução CES/CNE nº 01, de 08 de Junho de 2007 e Instrução Normativa Nº -1, de 13 de Fevereiro de 2015.

     

     

    Carga Horária: 380 h/a

     

    Duração:  20 Meses

     

    Horário: Sábado de 18h às 22h.

                    Domingo de 8h às 12h e 14h às 18h.

                   

    Publico Alvo: Pedagogos

     

    Documentação Necessária:

    Xerox autenticada do Diploma e Histórico do Ensino Superior;

    Xerox do RG e CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento;

    Currículo Vitae;

    02 fotos 3x 4.

     

    Descontos Especiais:

    Ex- alunos INTA (Graduados);

    Funcionários INTA.

     

     

    Realização: 

    Faculdades INTA (Pró-Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu)

    Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359 - Bairro: Dom Expedito Lopes (Sobral – CE) – CEP: 62050-100.

     

    Coordenação:

     

    Marisa Pascarelli Agrello possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Piratininga (1975) São Paulo e Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2001). Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Trás - os - Montes - Alto - Douro (2012 a 2015) Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Atualmente é terapeuta de crianças, jovens e adultos como diretora - presidente da Escola de Psicopedagogia do Ceará; Pró- Diretora de Desenvolvimento Institucional das Faculdades INTA-Sobral; Diretora da Clínica de Psicopedagogia das Faculdades INTA-Sobral; Professora Convidada da Universidade Estadual do Ceará para Pós - Graduação em Psicopedagogia; Professora Convidada da Universidade Federal do Ceará para Pós - Graduação em Psicopedagogia. Associada Titular Reconhecida pela ABPp-Associação Brasileira de Psicopedagogia conforme documentação registrada sob nº212,no livro 01,folha 14 em 08 de março de 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Psicopedagogia e Psicomotricidade atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, ressignificar, sensação, sujeito-aprendente e sujeito-ensinante.

    MATRIZ CURRICULAR:

    • Fundamentos da Educação Infantil
    • Infância: Uma Categoria Histórica
    • A Educação Infantil e o Desenvolvimento da Criança de 0 – 6 anos
    • Metodologia do Trabalho Científico
    • O Professor de Educação Infantil: uma Abordagem Psicossomática
    • Educação Infantil: Possibilidades para a Produção de Conhecimentos Históricos e Geográficos
    • Aprendizagem da Leitura e Escrita e o Desenvolv. da Atividade Gráfica
    • Psicomotricidade na Infância
    • A Intervenção Pedagógica c/ Jogos no Ensino da Matemática
    • Arte e Educação
    • Ensino de Música
    • Ecologia
    • Estágio Supervisionado
    • Monografia ou Artigo Cientifico (obrigatória a publicação)
    Fazer Inscrição
  • Especialização em Gestão, Coordenação, Planejamento e Avaliação Escolar

    O Curso Proporciona:

    Capacitar profissionais da área da educação para o exercício da Gestão Pedagógica, desenvolvendo competências e habilidades necessárias à prática educativa, propondo a partir de uma linha de ação-reflexão-ação, atividades que visem melhorar uma gestão democrática, fundamentadas em bases teóricas cientificas e no trabalho compartilhado com o núcleo gestor.

     

     

    Dados Gerais:

    Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu), que atende aos requisitos do MEC e da legislação educacional em vigor; Resolução CES/CNE nº 01, de 08 de JUNHO de 2007 e Instrução Normativa Nº -1, de 13 de Fevereiro de 2015.

     

     

    Duração:  20 Meses

     

    Horário: Sábado de 18h às 22h.

                Domingo de 08h as 12h  e 14h as 18h.

     

    Publico Alvo: Profissionais da Educação

     

    Documentação Necessária:

    Xerox autenticada do Diploma e Histórico do Ensino Superior;

    Xerox do RG e CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento;

    Currículo Vitae;

    02 fotos 3x 4.

     

    Descontos Especiais:

    Ex- alunos INTA (Graduados);

    Funcionários INTA.

     

     

    Realização: 

    Faculdades INTA (Pró-Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu)

    Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359 - Bairro: Dom Expedito Lopes (Sobral – CE) – CEP: 62050-100.

     

     

    Coordenação:

     

     

    Marisa Pascarelli Agrello - possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Piratininga (1975) São Paulo e Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2001). Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Trás - os - Montes - Alto - Douro (2012 a 2015) Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Atualmente é terapeuta de crianças, jovens e adultos como diretora - presidente da Escola de Psicopedagogia do Ceará; Pró- Diretora de Desenvolvimento Institucional das Faculdades INTA-Sobral; Diretora da Clínica de Psicopedagogia das Faculdades INTA-Sobral; Professora Convidada da Universidade Estadual do Ceará para Pós - Graduação em Psicopedagogia; Professora Convidada da Universidade Federal do Ceará para Pós - Graduação em Psicopedagogia. Associada Titular Reconhecida pela ABPp-Associação Brasileira de Psicopedagogia conforme documentação registrada sob nº212,no livro 01,folha 14 em 08 de março de 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Psicopedagogia e Psicomotricidade atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, ressignificar, sensação, sujeito-aprendente e sujeito-ensinante.

    MATRIZ CURRICULAR:

    • Gestão Escolar
    • Planejamento da Gestão Educacional
    • Metodologia do Trabalho Científico
    • Dinâmica das Relações Humanas e Liderança
    • Direito e Legislação Educacional
    • Políticas Educacionais
    • Avaliação e Desempenho Institucional
    • Projeto Político-Pedagógico
    • Novas Tecnologias na Docência e na Gestão da Educação
    • Avaliação Escolar na Educação Básica
    • Ética, Cidadania e Educação
    • Coordenação e Supervisão Pedagógica
    • Organização e Funcionamento de Secretaria Escolar
    • Monografia ou Artigo Cientifico (obrigatória a publicação)
    Fazer Inscrição
  • Especialização em Historia do Brasil

    O Curso Proporciona:

    Uma formação continuada para o desenvolvimento de uma relação critica em favor do conhecimento histórico nacional, a partir da análise historiográfica e novos campos de pesquisa.

     

     

    Dados Gerais:

    Natureza: Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu), que atende aos requisitos do MEC e da   legislação educacional em vigor, Resolução CES/CNE nº 01, de 08 de JUNHO de 2007 e Instrução Normativa Nº -1, de 13 de Fevereiro de 2015.

     

    Carga Horária: 380 h/a

     

    Duração:  20 Meses

     

    Horário: Sábado de 18h as 22h.

               Domingo de 08h as 12h  e 14h as 18h.

     

    Público Alvo: Historiadores

     

    Documentação Necessária:

    Xerox autenticada do Diploma e Histórico do Ensino Superior;

    Xerox do RG e CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento;

    Currículo Vitae;

    02 fotos 3x 4.

     

    Descontos Especiais:

    Ex- alunos INTA (Graduados);

    Funcionários INTA.

     

    Realização: 

    Faculdades INTA (Pró-Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu)

    Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359 - Bairro: Dom Expedito Lopes (Sobral – CE) – CEP: 62050-100.

     

    Coordenação:

     

    Profa. Chrislene Carvalho dos Santos -Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará(1994), graduação em História pela Universidade Federal do Pará(1994), especialização em Teoria e metodologia da historia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(1998), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco(2000), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas(2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Pará(2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Pro-Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stri do Instituto Superior de Teologia Aplicada, Presidente da Comissao de Processos Seletivos do Instituto Superior de Teologia Aplicada, Avaliadora Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Membro de corpo editorial da Revista História Hoje, Revisor de periódico da Revista Historiar, Membro de corpo editorial da REVISTA EMBORNAL, Membro de corpo editorial da Revista Historiar, Membro de corpo editorial da REVISTA FORMAR INTERDISCIPLINAR, da REDENIT CE, Revisor de projeto de fomento da INEP e ELEITA da ACADEMIA SOBRALENSE DE ESTUDOS E LETRAS. Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas: anticlericalismo, oposição ultramontanismo, liberalismo, Deolindo Barreto, ressentimentos e imprensa.

    MATRIZ CURRICULAR:

    • História do Brasil Colonial
    • História do Brasil Império
    • Práticas do Ensino Fundamental e Médio
    • Pratica do Ensino Superior
    • Metodologia do ensino de História
    • História do Brasil República
    • Fontes, Historiografia e Estudo Da História do Brasil
    • História Regional e Local
    • Religiosidade e Cultura
    • História e Saber Escolar: Vendo a Disciplina a Partir da Produção Didática
    • Metodologia do Trabalho Científico
    • Monografia ou Artigo Cientifico (obrigatória a publicação)
    Fazer Inscrição

  • Especialização em História e Geografia

    O curso proporciona:

    Capacitar profissionais em Metodologia do Ensino de História e Geografia, de forma interdisciplinar, abordando a peculiaridade teórica e metodológica de ambas; possibilitando formação ampla do docente que diz respeito às sociedades humanas em relação no tempo e no espaço, categorias fundamentais das áreas e que são importantes para o ensino de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

     

    Dados Gerais:

    Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu), que atende aos requisitos do MEC e da legislação educacional em vigor, Resolução CES/CNE nº 01, de 08 de JUNHO de 2007 e Instrução Normativa Nº -1, de 13 de Fevereiro de 2015.

     

     

    Carga Horária:360 h/a

     

    Duração:  20 Meses

     

    Horário: Sábado de 18h as 22h.

               Domingo de 08h as 12h  e 14h as 18h.

     

    Púbico Alvo: Historiadores e Geógrafos

     

    Documentação Necessária:

    Xerox autenticada do Diploma e Histórico do Ensino Superior;

    Xerox do RG e CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento;

    Currículo Vitae;

    02 fotos 3x 4.

     

    Descontos Especiais:

    Ex- alunos INTA (Graduados);

    Funcionários INTA.

     

    Realização: 

    Faculdades INTA (Pró-Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu)

    Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359 - Bairro: Dom Expedito Lopes (Sobral – CE) – CEP: 62050-100.

     

     

    Coordenação:

     

    Profa. Chrislene Carvalho dos Santos -Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará(1994), graduação em História pela Universidade Federal do Pará(1994), especialização em Teoria e metodologia da historia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(1998), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco(2000), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas(2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Pará(2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Pro-Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stri do Instituto Superior de Teologia Aplicada, Presidente da Comissao de Processos Seletivos do Instituto Superior de Teologia Aplicada, Avaliadora Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Membro de corpo editorial da Revista História Hoje, Revisor de periódico da Revista Historiar, Membro de corpo editorial da REVISTA EMBORNAL, Membro de corpo editorial da Revista Historiar, Membro de corpo editorial da REVISTA FORMAR INTERDISCIPLINAR, da REDENIT CE, Revisor de projeto de fomento da INEP e ELEITA da ACADEMIA SOBRALENSE DE ESTUDOS E LETRAS. Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas:anticlericalismo, oposição ultramontanismo, liberalismo, Deolindo Barreto, ressentimentos e imprensa.

    MATRIZ CURRICULAR:

    • Fundamentos da Geografia
    • Metodologia do Ensino de História
    • História Regional e Local
    • Formação das Estruturas Culturais no Brasil Contemporâneo
    • Geografia Física e Humana
    • Cultura Patrimônio e Preservação
    • História das Idéias Políticas e Sociais
    • Metodologia do Ensino da História
    • Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação
    • Metodologia do Ensino da Geografia
    • Climas e as Mudanças Ambientais
    • Biogeografia
    • Educação Ambiental
    • Planejamento Regional, Geopolítico e Desenvolvimento Sustentável
    • Metodologia do Trabalho Científico
    • Monografia ou Artigo Cientifico (obrigatória a publicação)
    Fazer Inscrição

  • Especialização em Libras

    O Curso Proporciona:

    Capacitar profissionais de nível superior para atuação em três frentes: a conscientização dos alunos sobre a posição que essa modalidade de comunicação ocupa; divulgação à comunidade da importância e da necessidade da inclusão do surdo nos meios sociais essencialmente oralizados e difusão cultural de LIBRAS às sociedades distantes.

     

     

    Dados Gerias:

    Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu), que atende aos requisitos do MEC e da legislação educacional em vigor, Resolução CES/CNE nº 01, de 08 de JUNHO de 2007 e Instrução Normativa Nº -1, de 13 de Fevereiro de 2015.

     

    Carga Horária:360 h/a

     

    Duração:  20 Meses

     

    Horário: Sábado de 18h as 22h.

                    Domingo de 08h as 12h  e 14h as 18h.

     

    Público Alvo: Profissionais do Ensino Superior

     

    Documentação Necessária:

    Xerox autenticada do Diploma e Histórico do Ensino Superior;

    Xerox do RG e CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento;

    Currículo Vitae;

    02 fotos 3x 4.

     

    Descontos Especiais:

    Ex- alunos INTA (Graduados);

    Funcionários INTA.

     

     

    Realização: 

    Faculdades INTA (Pró-Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu)

    Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359 - Bairro: Dom Expedito Lopes (Sobral – CE) – CEP: 62050-100.

     

    Coordenação:

    Marisa Pascarelli Agrello - possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Piratininga (1975) São Paulo e Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2001). Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Trás - os - Montes - Alto - Douro (2012 a 2015) Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Atualmente é terapeuta de crianças, jovens e adultos como diretora - presidente da Escola de Psicopedagogia do Ceará; Pró- Diretora de Desenvolvimento Institucional das Faculdades INTA-Sobral; Diretora da Clínica de Psicopedagogia das Faculdades INTA-Sobral; Professora Convidada da Universidade Estadual do Ceará para Pós - Graduação em Psicopedagogia; Professora Convidada da Universidade Federal do Ceará para Pós - Graduação em Psicopedagogia. Associada Titular Reconhecida pela ABPp-Associação Brasileira de Psicopedagogia conforme documentação registrada sob nº212,no livro 01,folha 14 em 08 de março de 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Psicopedagogia e Psicomotricidade atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, ressignificar, sensação, sujeito-aprendente e sujeito-ensinante.

    MATRIZ CURRICULAR:

    • Didática do Ensino de LIBRAS

    • Introdução aos Estudos da língua Brasileira de Sinais

    • Educação, Identidade e Cultura e Literatura Surda

    • Gramática da LIBRAS: Aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos

    • Leitura, Escrita e Surdez

    • Escrita de Sinais (SignWriting)

    • Educação de Surdos e Novas Tecnologias

    • Aquisição da Linguagem

    • Estudos da Tradução

    • Laboratório de Tradução e Interpretação I

    • Laboratório de Tradução e Interpretação II

    • Estágio Supervisionado: Vivência em LIBRAS – docência, tradução e interpretação

    • Metodologia do Trabalho Científico

    • Monografia ou Artigo Científico com Obrigatoriedade de Publicação

    Fazer Inscrição
  • Especialização em Língua Inglesa

     

    O Curso Proporciona:

    Promover estudos teóricos, práticos e discursões nas áreas de Língua Inglesa, com finalidade de especializar docentes para o ensino da referida Língua.

     

     

    Dados Gerais:

    Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu), que atende aos requisitos do MEC e da legislação educacional em vigor, Resolução CES/CNE nº 01, de 08 de JUNHO de 2007 e Instrução Normativa Nº -1, de 13 de Fevereiro de 2015.

     

     

    Carga Horária: 360 h/a

     

    Duração:  20 Meses

     

    Horário: Sábado de 18h as 22h.

               Domingo de 08h as 12h  e 14h as 18h.

     

    Publico Alvo: Profissionais de Ensino Superior

     

    Documentação Necessária:

    Xerox autenticada do Diploma e Histórico do Ensino Superior;

    Xerox do RG e CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento;

    Currículo Vitae;

    02 fotos 3x 4.

     

    Descontos Especiais:

    Ex- alunos INTA (Graduados);

    Funcionários INTA.

     

     

    Realização: 

    Faculdades INTA (Pró-Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu)

    Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359 - Bairro: Dom Expedito Lopes (Sobral – CE) – CEP: 62050-100.

     

    Coordenação:

    Profa. Chrislene Carvalho dos Santos -Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará(1994), graduação em História pela Universidade Federal do Pará(1994), especialização em Teoria e metodologia da historia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(1998), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco(2000), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas(2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Pará(2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Pro-Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stri do Instituto Superior de Teologia Aplicada, Presidente da Comissao de Processos Seletivos do Instituto Superior de Teologia Aplicada, Avaliadora Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Membro de corpo editorial da Revista História Hoje, Revisor de periódico da Revista Historiar, Membro de corpo editorial da REVISTA EMBORNAL, Membro de corpo editorial da Revista Historiar, Membro de corpo editorial da REVISTA FORMAR INTERDISCIPLINAR, da REDENIT CE, Revisor de projeto de fomento da INEP e ELEITA da ACADEMIA SOBRALENSE DE ESTUDOS E LETRAS. Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas:anticlericalismo, oposição ultramontanismo, liberalismo, Deolindo Barreto, ressentimentos e imprensa.

    MATRIZ CURRICULAR:

    • Introduction to Linguistics
    • English Studies
    • Phonology and Spoken Discourse
    • Issues on Research Methodology
    • Morphology of English Language
    • Issues on Learning and Teaching of English Language with
    • English Textual Production
    • The English Language Hystory and Culture
    • Semantic Studies
    • The English Literature
    • Instrumental English
    • Scientific monograph or article (mandatory publication)
    Fazer Inscrição
  • Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

    O Curso Proporciona:

    Capacitar profissionais em novas técnicas de nível textual, linguística e literatura com ênfase nos debates contemporâneos acerca do Ensino da Língua, desenvolvemos no aluno a capacidade de entender e redigir textos, com um profundo conhecimento da Língua Portuguesa.

     

    Dados Gerais:

     

    Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu), que atende aos requisitos do MEC e da legislação educacional em vigor, Resolução CES/CNE nº 01, de 08 de JUNHO de 2007 e Instrução Normativa Nº -1, de 13 de Fevereiro de 2015.

     

    Carga Horária:360 h/a

     

    Duração:  20 Meses

     

    Horário: Sábado de 18h as 22h.

               Domingo de 08h as 12h  e 14h as 18h.

     

     

    Publico Alvo: Docentes da área de Letras e Literatura

     

    Documentação Necessária:

    Xerox autenticada do Diploma e Histórico do Ensino Superior;

    Xerox do RG e CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento;

    Currículo Vitae;

    02 fotos 3x 4.

     

    Descontos Especiais:

    Ex- alunos INTA (Graduados);

    Funcionários INTA.

     

    Realização: 

    Faculdades INTA (Pró-Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu)

    Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359 - Bairro: Dom Expedito Lopes (Sobral – CE) – CEP: 62050-100.

     

    Coordenação:

     

    Marisa Pascarelli Agrello possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Piratininga (1975) São Paulo e Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2001). Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Trás - os - Montes - Alto - Douro (2012 a 2015) Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Atualmente é terapeuta de crianças, jovens e adultos como diretora - presidente da Escola de Psicopedagogia do Ceará; Pró- Diretora de Desenvolvimento Institucional das Faculdades INTA-Sobral; Diretora da Clínica de Psicopedagogia das Faculdades INTA-Sobral; Professora Convidada da Universidade Estadual do Ceará para Pós - Graduação em Psicopedagogia; Professora Convidada da Universidade Federal do Ceará para Pós - Graduação em Psicopedagogia. Associada Titular Reconhecida pela ABPp-Associação Brasileira de Psicopedagogia conforme documentação registrada sob nº212,no livro 01,folha 14 em 08 de março de 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Psicopedagogia e Psicomotricidade atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, ressignificar, sensação, sujeito-aprendente e sujeito-ensinante.

    MATRIZ CURRICULAR:

    • Literatura e História
    • Literatura e Identidades Culturais
    • Metodologia do Trabalho Científico
    • Tópicos de Teoria Crítica e História Literária
    • Estudos Fonéticos Fonológicos
    • Estudos Morfossintáticos
    • Estudos Historiográficos
    • Sociolinguística
    • Análise do Discurso
    • Semiótica
    • Teoria e Prática de Texto
    • Ensino e Aprendizagem de Língua Materna
    • Monografia ou Artigo Cientifico (obrigatória a publicação)
    Fazer Inscrição
  • Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio

    O Curso Proporciona:

    Ampliar conhecimentos no Ensino Fundamental e Médio, norteando-os de acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases Nº 9394/96, usando práticas educativas que valorizem o senso critico, fundamentado na ética pedagógica e na visão de mundo alicerçada na pesquisa, criatividade, humanidade, bom senso, tolerância e competência.

     

    Dados Gerais:

    Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu), que atende aos requisitos do MEC e da legislação educacional em vigor, Resolução CES/CNE nº 01, de 08 de JUNHO de 2007 e Instrução Normativa Nº -1, de 13 de Fevereiro de 2015.

     

    Carga Horária:360 h/a

     

    Duração:  20 Meses

     

    Horário: Sábado de 18h as 22h.

               Domingo de 08h as 12h  e 14h as 18h.

     

    Publico Alvo: Professores

     

    Documentação Necessária:

    Xerox autenticada do Diploma e Histórico do Ensino Superior;

    Xerox do RG e CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento;

    Currículo Vitae;

    02 fotos 3x 4.

     

    Descontos Especiais:

    Ex- alunos INTA (Graduados);

    Funcionários INTA.

     

     

    Realização: 

    Faculdades INTA (Pró-Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu)

    Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359 - Bairro: Dom Expedito Lopes (Sobral – CE) – CEP: 62050-100.

     

    Coordenação:

     

    Marisa Pascarelli Agrello possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Piratininga (1975) São Paulo e Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2001). Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Trás - os - Montes - Alto - Douro (2012 a 2015) Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Atualmente é terapeuta de crianças, jovens e adultos como diretora - presidente da Escola de Psicopedagogia do Ceará; Pró- Diretora de Desenvolvimento Institucional das Faculdades INTA-Sobral; Diretora da Clínica de Psicopedagogia das Faculdades INTA-Sobral; Professora Convidada da Universidade Estadual do Ceará para Pós - Graduação em Psicopedagogia; Professora Convidada da Universidade Federal do Ceará para Pós - Graduação em Psicopedagogia. Associada Titular Reconhecida pela ABPp-Associação Brasileira de Psicopedagogia conforme documentação registrada sob nº212,no livro 01,folha 14 em 08 de março de 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Psicopedagogia e Psicomotricidade atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, ressignificar, sensação, sujeito-aprendente e sujeito-ensinante.

    MATRIZ CURRICULAR:

    • Realidade Educacional Brasileira
    • Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
    • Metodologia do Trabalho Científico
    • Enfoques Psicológicos da Educação
    • Organização do Trabalho Pedagógico
    • Arte e Educação
    • Metodologia do Ensino de Português
    • Metodologia do Ensino de Matemática
    • Metodologia do Ensino de História
    • Metodologia do Ensino de Ciências Sociais
    • Metodologia do Ensino de Ciências Naturais
    • Estágio Supervisionado
    • Monografia ou Artigo Cientifico (obrigatória a publicação)
    Fazer Inscrição
  • Especialização em Psicopedagogia (Institucional, Clínica e Hospitalar)

    OBJETIVO:

    Especializar profissionais das áreas de educação e saúde sobre como se dá a construção do conhecimento humano em seu percurso natural ou em suas dificuldades acentuadas, despertando ou resgatando o prazer de aprender em qualquer situação de aprendizagem: escolar; hospitalar; social; familiar; clínica; empresarial, entre outros.

    DADOS GERAIS:

    Natureza: Curso de Pós-Graduação (Lato sensu), que atende aos requisitos do MEC e da legislação educacional em vigor Resolução CES/CNE nº 01, de 08 de JUNHO de 2007.

    Carga Horária: 720 h/a

    Duração: 24 Meses

    Frequência: Um final de semana por mês ou uma vez por semana

    Frequência: Um final de semana por mês

    Horário Final de Semana: Sábado de 18h às 22h.
    Domingo de 8h às 12h e 14h às 18h.

    Local de Realização: Faculdades INTA- Rua Antônio Rodrigues Magalhães, 359 - Bairro: Dom Expedito Lopes – CEP: 62050-100 – Sobral-CE. Departamento de Pós Graduação

    MATRIZ CURRICULAR:

    • Fundamentos da Psicopedagogia
    • Desenvolvimento Psicomotor
    • Grafomotricidade
    • Teorias do Conhecimento: Bases Epistemológicas
    • Desenvolvimento Psicológico: Sócio-afetivo e Implicações na aprendizagem
    • Fundamentos da Neurologia e Desenvolvimento Cognitivo
    • Aprendizagem e Contexto Social: Família, Escola, Comunidade e Organizações
    • O Uso do Lúdico em Psicopedagogia: Avaliação e Intervenção
    • Atendimento Multidisciplinar: Escola, Clínica, Hospital, Família e Organizações
    • Avaliação e Intervenção na Leitura
    • Avaliação e Intervenção na Escrita
    • Avaliação e Intervenção na Logica- Matemática
    • Avaliação e Intervenção na Atenção, Concentração e Memória
    • Avaliação e Intervenção por Meio das novas Tecnologias TICs
    • Educação Sexual na Visão Psicopedagogica.
    • Intervenções Psicopedagógicas
    • Farmacologia e Psicopedagogia
    • Metodologia do Trabalho Cientifico
    • Monografia ou Artigo Cientifico (obrigatória a publicação)
    Fazer Inscrição